Grand Pas de deux | OLIVE E O BALLET

00:19

Um pas de deux ("passo de dois") é uma dança em dupla na qual dois bailarinos, normalmente um homem e uma mulher, dançam juntos. Um Grand Pas de deux é um pas de deux que normalmente é dividido em cinco partes que consiste em um Entrée  (introdução), um Adagio, duas variações (um solo para cada bailarino), e uma Coda (conclusão).  É um conjunto de danças com um tema em comum, muitas vezes simbólico de uma história de amor, com os dançarinos retratando expressões de sentimentos e pensamentos afetuosos entre personagens apaixonados.
A Entrée é literalmente a entrada dos bailarinos,  eles aparecem pela primeira vez no palco e, geralmente, com grande pompa, reconhecem um ao outro e se posicionam perto um do outro em preparação para o adagio subsequente. Dependendo da coreografia , a bailarina e o bailarino podem entrar simultaneamente ou separados. 
O Adagio é a uma dança lenta e graciosa onde a bailarina executa movimentos elegantes e sustentados enquanto o bailarino a segura, e o bailarino por sua vez procura exibir o domínio de equilíbrio e força sem demonstrar esforço. 
As variações são os solos dos bailarinos, geralmente o solo masculino vem primeiro que o feminino e são as danças que mais exigem dos bailarinos, geralmente contendo elementos muito difíceis. 
A coda (literalmente "cauda") é o segmento final de um grand pas de deux. Normalmente é uma recapitulação dos segmentos anteriores do grand pas de deux, constituído por elementos que são característicos do adagio, das variações, ou ambos, e termina durante um grande clímax musical.
Separei alguns dos meus Grand Pas de deuxs favoritos que estão no youtube (alguns não estão como o pas de deux de Alice e outros estão, mas não com os bailarinos que eu gosto) para vocês verem. 


Grand pas de deux do ballet Sylvia, bailarinos: Martine van Hamel e Patrick Bissel. 

Grand pas de deux do ballet Flower Festival in Genzano, bailarinos: Iana Salenko e Marian Walter.

Tchaikovsky Pas de Deux, bailarinos: Darcey Bussell e Zoltán Solymosi.

Grand ás de deux do ballet A bela adormecida, bailarinos: Aurelie Dupont e Manuel Legris

You Might Also Like

6 comentários

  1. obrigada pelo comentário <3
    é uma dança linda! adorei os vídeos :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito linda mesmo, às vezes fico horas assistindo <3

      Excluir
  2. Bate um arrependimento de não ter continuado com o balé quando era pequenina. É tudo tão mágico... mas não sabia dessas coisas quando era pequena.

    ResponderExcluir
  3. Deu saudade das minhas aulas de ballet!
    Gostei dos videos.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  4. É realmente uma arte muito bonita! <3
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderExcluir

PARA PENSAR

PARA PENSAR

CURTA A PÁGINA DO BLOG